Login
Atendimento: 0800 28 21 200
DESTAQUES
Saúde do Homem
Confira a cartilha informativa preparada pela gerência de saúde ocupacional.
O que é Tabagismo?
O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina.
Infecções Respiratórias Agudas (I.R.A.)
O que é?
Todo processo infeccioso viral ou bacteriano que acomete as vias aéreas, nas regiões: nasal, seios da face, ouvido, faringe, laringe e pulmão.
Combate ao Colesterol
O colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado que está presente em todas as células do corpo e exerce importantes funções no organismo, como produção de hormônios e vitamina D.
Diabetes
É o aumento dos níveis de açúcar do sangue, causado pela falta ou incapacidade da insulina exercer o seu papel. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células.
Dia Mundial da Atividade Física
Você sabe qual é a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico?
Zika vírus, Dengue e Chikungunya
O Zika vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya. A melhor forma de prevenir essas doenças é eliminar os criadouros do mosquito.
Dia Mundial da Infância
No dia 21 de março foi comemorado o Dia Mundial da Infância, uma data criada com o propósito de conscientizar a todos sobre os cuidados com as crianças.
Dia nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão arterial
No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com dados estatísticos publicados recentemente, cerca de 23% da população brasileira é hipertensa.
DST's
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são aquelas cuja a forma principal de contagio é através do ato sexual.
NUTRIÇÃO E SAÚDE
10 passos para uma alimentação saudável.
IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO E A QUALIDADE DA ÁGUA
Você sabia que a água é o principal componente do nosso organismo? O ser humano consegue sobreviver muito mais tempo sem consumir alimentos do que sem ingerir água. Precisamos tanto da água, que cerca de 60% do peso do nosso corpo é composto apenas por ela.
COMECE O ANO BEM
O verão é a estação das férias, praia e muita luz. Porém precisamos ter alguns cuidados para evitar alguns problemas de saúde mais comuns desta estação.
FESTAS DE FINAL DE ANO
O fim do ano é uma época de festas, por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos.
AFECÇÕES DE VERÃO
O verão é a estação das férias, praia e muita luz. Porém precisamos ter alguns cuidados para evitar alguns problemas de saúde mais comuns desta estação.
CÂNCER DE MAMA E O OUTUBRO ROSA
O movimento conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, para aumentar a conscientização das pessoas em relação ao controle do câncer de mama.
PREVENINDO A OBESIDADE
A população brasileira está ficando cada vez mais obesa. Em 2006, 43% da população estava acima do peso. Em 2014, esse número saltou para 52,5%.
SAÚDE DO CORAÇÃO.
Um coração saudável é a chave para um corpo saudável. Qualquer desajuste que afete seu funcionamento pode provocar problemas sérios e até fatais.
DIA NACIONAL DO IDOSO.
Foi observado um crescimento de 100% da população idosa, considerando o início dos anos 80 até o final do século. Estima-se que até o ano de 2025, o Brasil será a sexta população mais idosa do mundo, com 30 milhões de pessoas nesta faixa etária, representando quase 15% da população total.
AMAMENTAÇÃO. UM ATO DE AMOR E DE SAÚDE
A amamentação é a melhor forma de alimentar, proteger e amar o bebê. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê deve receber o leite materno até os dois anos de idade.
COLESTEROL
O colesterol é um composto químico presente em nosso organismo, que tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionado adequadamente. Quando em excesso ou em baixa no sangue pode causar danos à saúde.
Campanha de Vacinação - Paralisia Infantil
O Ministério da Saúde, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, lança a sua 36ª Campanha Nacional de Vacinação Anual Contra a Poliomielite.
HEPATITES VIRAIS
A hepatite é uma doença que causa a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
FÉRIAS. CUIDADOS COM AS CRIANÇAS.
Acidentes domésticos como sufocamento, queimaduras, quedas e intoxicações estão entre as principais causas de lesões em crianças. E durante as férias aumentam a quantidade de atendimentos em pronto-socorro infantil por esses problemas..
AGRAVOS DE INVERNO
Com a aproximação do inverno, aumenta a incidência de infecções respiratórias simplesmente pela tendência de aglomeração de pessoas em lugares com janelas e portas fechadas para proteção do frio. Nesses ambientes mal ventilados, o contato das pessoas facilita a transmissão de vírus e bactérias de uma para outra.
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
Tabagismo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.
Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial é uma doença também conhecida como pressão alta. Trata-se de um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias. Apesar de não ter cura, tem tratamento e pode ser controlada.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como Dia Internacional da Água. O objetivo era intensificar reflexões e discussões sobre a degradação e a poluição da água potável existente no planeta.
A SAÚDE DA MULHER
Após anos reivindicando igualdade, a mulher conquistou seu lugar no mercado de trabalho, porém manteve seu papel de mãe, de esposa e de administradora do lar.
AIDS
A AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana). Apesar de alguns avanços nos tratamentos, continua sendo uma doença incurável e a sua incidência entre os usuários de drogas tem aumentado muito.
Aproveite o Carnaval com moderação
A adoção de alguns cuidados ajudará a aproveitar a folia, sem causar danos para a saúde.
SAIBA COMO APROVEITAR AS FESTAS DE FINAL DE ANO
Dezembro é o mês das confraternizações no trabalho, com os amigos e com a família.
A grande dificuldade para manter um bom peso ou seguir uma dieta neste mês é que as festas são muitas, dificultando uma rotina ou organização alimentar
AIDS E OUTRAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
SAÚDE DO CORAÇÃO
No Brasil, as doenças cardiovasculares afetam cerca de 17,1 milhões de vidas/ano e provocam mais de 300 mil mortes. Clique aqui e confira dicas de prevenção.
CÂNCER DE PRÓSTATA
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
DIABETES
Trata-se de uma doença metabólica crônica, caracterizada pela deficiência ou pela não produção de insulina pelo organismo, ocasionando um aumento anormal do açúcar (glicose) no sangue.
SAÚDE NA TERCEIRA IDADE
Envelhecer é um processo natural que todo o ser saudável irá vivenciar. No entanto, o desafio é envelhecer bem e com qualidade de vida.
CÂNCER DE MAMA
É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.
CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO
Um coração saudável é a chave para um corpo saudável. Qualquer desajuste que afete seu funcionamento pode provocar problemas sérios, às vezes fatais.
O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida, ele fornece nutrientes e oxigênio às células.
OBESIDADE
A obesidade, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo, é um fator de risco para diversas enfermidades, e já vem sendo considerada uma doença crônica.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade mais do que dobrou em todo o mundo desde 1980.
HEPATITES VIRAIS
A hepatite é uma patologia que causa a inflamação do fígado. É causada geralmente por vírus, mas também pode ser causada por alguns medicamentos, álcool e outras drogas.
MITOS SOBRE DIETAS
Seja na internet ou em revistas, há várias matérias sobre nutrição, emagrecimento, saúde... No entanto, temos que tomar cuidado com informações soltas, muitas sem embasamento científico, que nos levam a crer que podemos ser nutricionistas e médicos de nós mesmos.
A Saúde do Homem Moderno
Vivemos um tempo de enormes exigências, com muitas demandas e pressões externas vindas da família, do meio social, do trabalho e do ambiente. O trânsito, o medo da violência, a insegurança profissional são alguns fatores desencadeantes de estresse e, como consequência, de algumas doenças.
Saúde Ocular
A saúde dos olhos deve ser observada desde o nascimento, para que se possa prevenir e tratar, o mais cedo possível, os problemas que podem surgir ao longo da vida.
Agravos de Inverno
Com a chegada do inverno, é preciso ficar atento às medidas de prevenção contra as doenças respiratórias, comuns nesta época do ano.
Álcool e outras Drogas
Droga é qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento, humor e cognição, que afetam o sistema nervoso central (cérebro).
Tabagismo
O tabagismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde, caracterizada pela dependência da nicotina.
Gestação Saudável
Você está grávida. Parabéns! Durante os nove meses (ou 40 semanas) de espera por seu bebê, seu corpo vai passar por muitas transformações físicas. Mas não é apenas seu corpo que irá mudar, o seu lado emocional também ficará diferente.
Benefícios da atividade física
Atividade física é qualquer tipo de atividade que envolva movimento corporal e que demande um gasto de energia, como utilizar escadas ao invés de elevador, passear com o cachorro, estacionar o carro mais longe ou descer um ponto de ônibus antes do destino para andar um pouco mais.
Previna-se contra a gripe
A gripe é uma doença aguda respiratória, causada pelo vírus Influenza. É mais frequente no inverno ou em épocas mais frias, disseminada principalmente devido à maior concentração de pessoas em ambientes fechados.
Saúde da mulher
As transformações da sociedade fizeram com que as mulheres assumissem diversos papéis simultaneamente.
O impacto das muitas jornadas na saúde da mulher
As transformações da sociedade fizeram com que a mulher assumisse diversos papéis simultaneamente. Muitas delas, além de responsáveis pela casa, são esposas, mães e profissionais atuantes no mercado de trabalho.
Tuberculose
Ocasionada pela bactéria conhecida como Bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas que pode atingir também outras partes do corpo como ossos, rins, intestinos, gânglios ou meninges.
Dicas para um bom carnaval
O Carnaval é uma das épocas mais agitadas do ano, uma verdadeira maratona marcada por muita diversão. E para poder aproveitar com bastante energia e disposição, alguns cuidados com a saúde não podem faltar.
Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é o segundo tipo de tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama.
Férias sem estresse
Após um longo período de trabalho, momentos de lazer são essenciais para renovar as energias. Para isso, as férias são fundamentais para um merecido descanso, além de ser uma época para divertimento.
Conjuntivite
O que é?
É a inflamação da conjuntiva, camada transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (parte branca dos olhos) e o interior das pálpebras.
Não dê tempo para a Dengue
Fique atento aos locais que podem acumular água e mantenha-os sempre limpos e fechados.
Atenção para as festas de final de ano
Dezembro é o mês das confraternizações. A grande dificuldade para seguir uma dieta neste mês é que as festas normalmente acontecem durante a semana, quando deveríamos manter uma rotina de organização alimentar.
Afecções de verão
O verão é uma época do ano em que ficamos expostos a alguns agravos à saúde. Os mais comuns são desidratação, insolação, intoxicação alimentar e doenças de pele.
14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes
O Diabetes é uma doença crônica, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo e, consequentemente, um aumento anormal da glicose (açúcar) no sangue.
Mitos e verdades: alimentação
Alguns mitos relacionados à alimentação podem prejudicar a saúde ou até provocar um efeito contrário do pretendido.
19 de outubro - Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente em 2011, fez mais de 13 mil vítimas no Brasil.
Cuide da sua postura
A dor nas costas é uma das maiores epidemias mundiais. Depois da dor de cabeça, é a dor que mais atinge a população.
Viva sem ansiedade
A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.
Campanha Doação de Órgãos
Aos 7 meses, eu ganhei um coração.
Há 7 anos, eu agraço esse presente.
A importância do acompanhamento médico regular
Você vai ao médico para fazer check-ups regulares, ou só quando sente algum incômodo?
O medo de ir ao médico e descobrir uma doença afasta muitas pessoas dos consultórios. No entanto, como o velho ditado diz “Prevenir é melhor do remediar” e, na maioria das vezes, custa menos.
Dor no peito
Várias doenças do esôfago, pulmão, músculos, costelas, mamas e da pele podem causar dor. No entanto, umas das dores mais temidas é a dor no peito.
Saúde do homem: a importância da prevenção
Os homens são conhecidos por serem mais resistentes do que as mulheres quando se trata de cuidados com a saúde.
Previna-se das Dores nas Costas
Você sabia que, segundo dados da Previdência Social, a dor na coluna responde por cerca de 160 mil afastamentos por licença médica, por ano?
Dependência Química
A medicina define droga como qualquer substância capaz de provocar mudanças fisiológicas ou comportamentais. Seu uso contínuo pode levar à tolerância (a pessoa acostuma-se à droga e precisa aumentar a dose para obter o efeito inicial), chegando à dependência química e física, o que pode causar problemas sociais, físicos e ou psicológicos.
Doenças de inverno
Durante o inverno é muito comum que as doenças respiratórias atinjam a população com maior frequência.Além da baixa umidade do ar e das mudanças bruscas de temperatura, nesta época do ano as pessoas tendem a frequentar locais fechados e com aglomerações, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias.
Você e seu médico
A importância de uma relação de respeito e confiança.
Durma melhor
Dormir bem traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Porém, alterações no padrão desono-vigília podem causardificuldade para dormir, permanecer dormindo, ou até sono excessivo, ocasionando também problemas sociais e de saúde. Confira!
Dicas para um bom Carnaval
Pequenos cuidados durante os dias de festa garantem um retorno tranquilo na quarta-feira após a folia.
Câncer: a importância da prevenção.
Câncer é o crescimento descontrolado e acelerado de células que se juntam (aglomeram) formando um tumor maligno, e alteram o funcionamento normal do organismo. Em certos casos também se espalham para outras regiões do corpo, originando as metástases.
Como evitar acidentes domésticos
Quando pensamos em acidentes domésticos, a preocupação mais frequente é com as crianças e os idosos. No entanto, qualquer pessoa pode sofrer um acidente desse tipo.
Como cuidar da sua saúde bucal
A saúde bucal compreende o bom estado dos dentes, gengivas, língua e mucosa. Para manter uma boa qualidade da saúde da sua boca, é necessário atentar-se para a higiene bucal e a nutrição.
ANS RN 389 - Anexo I

© BR Distribuidora 2012 - Todos os direitos reservados